Fotógrafa Mirian Fichtner lança livro Cavalo de Santo – Religiões afro-gaúchas A fotógrafa Mirian Fichtner lança o livro Cavalo de Santo – Religiões afro-gaúchas dia 7 de abril, das 19h às 21h, no Grande Hall do Santander Cultural, dentro da programação do 5º FestFotoPoa. A obra fotográfica é resultado de minuciosa pesquisa de campo, de mais de 4 anos, que teve origem na constatação do IBGE, no censo de 2000, de que o Rio Grande do Sul é o estado que concentra, proporcionalmente, o maior número de adeptos declarados, bem como terreiros, de religiões africanas no Brasil. O projeto já rendeu uma exposição em 2008, que esteve em cartaz no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. Para realizar o trabalho, Mirian contou com o apoio do jornalista Carlos Caramez e do antropólogo Ari Pedro Oro, um dos maiores especialistas em religiões do país.
Através de fotos, a autora revela a singularidade, a força e a dimensão social e humana de práticas populares quase invisíveis no estado, trazendo para o centro da cena a cultura das religiões de matriz africana em terras gaúchas. Destaca a pujança e a beleza de rituais e festas, assim como os seus principais personagens e as inúmeras vertentes das manifestações de fé: o batuque, a umbanda e a linha cruzada. Com a proposta de traduzir visualmente um dos mais emblemáticos fundamentos dessas religiões, a união do belo e do sagrado, Mirian mergulhou nessa realidade e testemunhou rituais nunca antes registrados por uma câmera fotográfica.Cavalo de Santo é um documento que contribui para a divulgação, o resgate e a preservação desta cultura, fortalecendo a auto-estima do povo adepto dos cultos afros, no sentido de combater o racismo e a intolerância religiosa. “Fotografei pais e mães-de-santo com mais de 50 anos de feitura e encontrei um povo de religião orgulhoso de sua fé e da sua cultura. Gente guerreira, incansável no trabalho diário de materializar rituais, preparar oferendas, festas, atender pessoas e manter esta cultura ancestral viva”, ressalta Mirian que, entre 2006 e 2010, estudou cem terreiros, visitou mais de 30 casas e escolheu 13 para documentar, produzindo mais de 10.000 fotos.
Com destaque para o aspecto plástico, a força das cores, da poesia e da fé, o livro tem tratamento de arte, capa dura, no formato 28cmX28cm, em 5 cores, 168 páginas, com 153 fotos e textos bilíngues (português-inglês). A publicação tem o patrocínio do Ministério da Cultura / Fundação Cultural Palmares e apoio institucional da Prefeitura de Porto Alegre / Secretaria Municipal da Cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário